No 'Café com o Presidente', Lula falou sobre programas do governo. Ideia é combinar produção agrícola e preservação da floresta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em seu programa de rádio semanal, o “Café com o presidente”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (22/06), sobre os projetos do governo para a Amazônia lançados na semana passada. "Primeiro nós tínhamos lançado o Mutirão Arco Verde, que era uma ideia da gente diminuir o desmatamento na Amazônia. E para que não ficasse a ideia de que nós queríamos apenas proibir e castigar pessoas ou punir pessoas, lançamos o programa Terra Legal. E o programa Terra Legal significa que a gente vai regularizar quase 300 mil propriedades no campo, nos próximos três anos", explicou o presidente.
Lula disse ainda que o governo quer trabalhar com os governadores da região Norte do país e com os prefeitos das 43 cidades que são responsáveis pelo maior percentual de desmatamento. "Uma parceria para que a gente combine a produção agrícola, a utilização correta da floresta para produzir madeira e, ao mesmo tempo, garantir que o governo federal vai contribuir com a população que vai preservar", afirmou. De acordo com o presidente, o governo quer tratar os agricultores como parceiros e "estabelecer uma lógica de procedimentos entre o governo federal, o governo estadual, prefeitos e os produtores, para tirar proveito da manutenção da floresta".
O presidente também fez um balanço do programa Mais Alimento, lançado no meio do ano passado para ajudar a desenvolver a agricultura familiar no país e combater a crise da alta no preço dos alimentos. "O incremento na produtividade, mesmo com as secas e enchentes, que tiveram impactos negativos nos resultados, foi de 7,8 milhões de toneladas. Na produção de leite, por exemplo, o aumento de produtividade chegou a 18,25% e na produção de mandioca foi de 13,4%", exemplificou.
(G1, 22/06/2009)