As geleiras da Suíça encolheram perto de 12% na última década, um degelo na velocidade mais rápida registrada até agora e que tem como causa a elevação das temperaturas e as nevadas mais leves, mostrou um estudo realizado pela universidade suíça ETH, divulgado nesta segunda-feira (22/06). "A última década foi a pior que tivemos nos últimos 150 anos. Perdemos muita água", disse Daniel Farinotti, pesquisador assistente na ETH. "A tendência, definitivamente, é que as geleiras estão derretendo mais rápido agora. Desde o fim dos anos 1980 elas perderam mais e mais massa, e mais rapidamente", disse ele.
Ainda é cedo para dizer como será 2009 para as geleiras, que são uma fonte essencial de água para usinas hidroelétricas e uma importante atração turística do país. Farinotti disse que até 6.000 turistas visitam todo ano a geleira de Jungfraujoch. "Este ano dependerá do verão. Tivemos muita neve no inverno de 2008/09. Mas a primavera foi muito quente e duvido que este ano seja positivo para as geleiras", afirmou Farinotti.
Pesquisadores preveem que até 2050 as temperaturas nos Alpes suíços terão subido 1,8 grau no inverno e por volta de 2,7 graus no verão.
(Estadao.com.br / AmbienteBrasil, 23/06/2009)