A mudança de comportamento e a conscientização da população sobre a necessidade de manter limpa a cidade são as bases da campanha Gravataí. Eu Gosto, Eu Cuido. A prefeita Rita Sanco ressalta que o trabalho envolve não apenas o poder público, mas comerciantes, empresários e comunidade. 'Mais que investimento, estamos apostando na organização, como a ação desenvolvida juntamente com o sindicato dos taxistas da cidade. Isso permitiu a retirada de pontos de táxi localizados no passeio público', destaca. Segundo a prefeita, há outras iniciativas em andamento, entre elas a recuperação de calçadas em frente aos prédios e equipamentos administrativos e a renovação da iluminação pública. 'Junto com o pessoal da reciclagem, estamos iniciando a coleta seletiva no Centro, gerando renda e retirando caminhões da área', diz Rita.
Dentro da ação ambiental, a Prefeitura de Gravataí também está criando o primeiro Ecoponto. 'Trata-se de um entreposto para depósito de material coletado por catadores, que vai receber restos de podas de árvores, de material de construção e até mesmo móveis velhos que são descartados e acabam nos riachos e arroios do município', informa a gestora municipal. Ela salienta que os recursos gastos com esse tipo de limpeza poderiam ser aplicados na reforma de escolas e em melhorias nos postos de saúde.
Outras atividades voltadas à população fazem parte do projeto, como, por exemplo, orientações do Procon, informações sobre os programas sociais Apadrinhamento Afetivo, Bolsa-Família e Fome Zero, além da divulgação de ações de combate à dengue e sobre arrecadação e isenção de impostos. O Boneco Sinaleiro, que é empregado para a conscientização sobre o trânsito, também participa das ações do programa. Ainda há a realização de oficinas promovidas nos núcleos de esporte da prefeitura.
Os órgãos da administração municipal desenvolverão os serviços necessários para cada região. 'O objetivo é cuidar da cidade como um todo', sustenta a prefeita. Ela enfatiza que uma série de intervenções será executada nos bairros, entre as quais a operação tapa-buracos, a limpeza e sinalização de vias públicas e a poda de árvores.
(Correio do Povo, 23/06/2009)