Foi realizado nesta segunda-feira (22/6), no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, o sorteio da ordem das opções que irão aparecer na tela das urnas eletrônicas na consulta popular sobre o Pontal do Estaleiro. A opção não, que indica ser o votante contrário à construção de prédios residenciais, vai encabeçar a tela, ficando o sim logo abaixo. O pleito está marcado para o dia 23 de agosto.
O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), lembrou na oportunidade que o Legislativo municipal realizou duas audiências públicas sobre o assunto: "Muito tensas e polêmicas". Ambientalistas presentes ao sorteio contestaram a legitimidade da consulta popular, alegando que ela não estaria atendendo a Lei Orgânica do Município.
O vice-prefeito e secretário da Copa 2014, José Fortunati, garantiu que tudo está dentro da legislação, seguindo orientações da Procuradoria-Geral do Município e do Tribunal Regional Eleitoral. Na próxima segunda-feira (29/6), a prefeitura da Capital vai divulgar os 89 locais de votação.
(Câmara Municipal de Porto Alegre, 22/06/2009)