A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle decidiu na quarta-feira (17/06) determinar ao Tribunal de Contas da União (TCU) investigação sobre empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para frigoríficos. Na Proposta de Fiscalização e Controle 65/08, o deputado Ernandes Amorim (PTB-RO) afirma que, na operação Santa Tereza, a Polícia Federal revelou uma quadrilha que cobrava propinas para intermediar empréstimos junto ao banco oficial.
Sob suspeita
Para o relator, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), ainda que as denúncias contra o BNDES não tenham sido comprovadas, os financiamentos da instituição ficaram sob suspeita. Embora o pedido não estabeleça o período a ser investigado, Moreira Mendes propôs que fiscalização cubra o período de 2005 a 2009, "com o propósito de estabelecer um foco para o trabalho".
No pedido de investigação, Ernandes Amorim afirma que notícia do jornal O Globo, de maio de 2008, traria a informação de que o frigorífico Friboi, do Mato Grosso, recebeu R$ 300 mil reais por intermédio do esquema de corrupção. O deputado afirma ainda que haveria queixas de que o BNDES beneficia os grandes frigoríficos e promove a concentração no setor.
Íntegra da proposta: PFC-65/2008
(Por Maria Neves, com edição de Newton Araújo, Agência Câmara, 19/06/2009)