A guerrilha Mend (Movimento para a Emancipação de Delta do Níger, na sigla em inglês) atacou hoje três instalações da petrolífera Shell no sul da Nigéria, segundo informou o grupo rebelde e confirmou a companhia. A última das instalações atacadas foi uma plataforma marinha do campo petrolífero de Ofirma, segundo um comunicado do Mend enviado aos jornalistas por e-mail, no qual assegurava que tinha destruído um duto de extração de petróleo e causado um incêndio no local.
Antes, o Mend tinha afirmado em uma nota que tinha atacado hoje mesmo dois oleodutos da Shell no Estado de Rivers, nas zonas de Adamakiri e Kula. O porta-voz da empresa, Precious Okolobo, confirmou os três ataques e ressaltou que a companhia estuda a magnitude dos danos.
A guerrilha, que defende que o governo deveria investir mais dinheiro na empobrecida população da região do delta do rio Níger, ameaçou fazer mais ataques contra a petrolífera americana Chevron, que já sofreu a destruição de vários oleodutos há uma semana. O Mend acusa a Chevron de ceder suas instalações, concretamente a pista de pouso de Escavros, aos militares nigerianos para fazer ataques contra a população civil.
(Efe / Folha Online, 21/06/2009)