Município ganhará recursos federais do Programa de Intervenções Viárias, o Provias
Canoas é uma das cidades candidatas a receber recursos federais do Programa de Intervenções Viárias, o Provias, para investimentos nas áreas de Obras Públicas e Limpeza Urbana. Um total de R$ 4,5 milhões será dividido pela Prefeitura de Canoas para compra de maquinários como retroescavadeiras, patrolas, tratores, entre outros que vão qualificar os serviços públicos prestados na cidade.
Para isso, os servidores municipais que operam estas máquinas estão sendo capacitados. Desde 1997 os funcionários não recebiam qualificação e, na última semana, dois profissionais das oficinas da Secretaria Municipal de Obras Públicas fizeram curso de manutenção de motores B e C. Foram 32 horas/aula, em uma empresa especializada de Porto Alegre. As aulas foram teóricas e práticas, oferecendo o aprendizado do sistema do motor, lubrificação, refrigeramento, admissão de ar e diagnóstico de vazamento.
Para o servidor Paulo Roberto Fraga, que trabalha há 12 anos na prefeitura, o curso foi fundamental para aperfeiçoar sua prática. "Precisamos agilizar o trabalho e evitar o desperdício. Além do que, estamos felizes com esta confiança da prefeitura".
O secretário de Obras, Alcy Paulo de Oliveira, o Cica, explica que o investimento em cursos será frequente e para todo o quadro funcional. Ele comenta que o aperfeiçoamento dos funcionários é importante para evitar terceirizações e economizar quando for necessário contratar serviço privado. "Sabemos como utilizar as máquinas, evitando despesas elevadas e conservando as máquinas", salienta.
(Jornal NH, 21/06/2009)