Corpos dos animais foram encaminhados para necropsia na UFPel
Sete cães foram encontrados mortos na rota das Charqueadas de Pelotas, no Sul do Estado, na manhã desta sexta-feira. A suspeita é de que os animais foram envenenados.
A cena chocou os moradores. Renan Camargo, seis anos, filho de um funcionário da Charqueada Boa Vista, chorou ao ver o seu animal de estimação morto:
—Hoje não vou para a escola porque estou triste. Meu cachorro morreu.
Pelas estradas, vizinhos se multiplicavam, uns a pé e outros a cavalo, na busca de mais animais. Na propriedade de Marcos Vinicius Duarte Silva, 40 anos, a morte da cadela Baia deixou sete filhotes órfãos (quatro machos e três fêmeas). Os bichinhos nasceram há apenas uma semana.
—Um vizinho disse que tem uma cadela da raça pitbull com gravidez piscológica. Quem sabe ela adote os filhotes — fala com esperança e tristeza, Silva.
Uma equipe de central de Zoonoses da prefeitura de Pelotas recolheu os cachorros mortos. Os corpos foram encaminhados para o laboratório de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde serão feitas as necropsias para apurar as causas da morte. Os resultados devem ser revelados em sete dias. O Batalhão de Polícia Ambiental esteve no local. Os dados serão encaminhados para a Polícia Civil que fará as investigações sobre as causas da mortandade.
(Zero Hora, 19/06/2009)