A estatal nuclear do Cazaquistão, Kazatromprom, informou nesta quarta (17/06) que está negociando a aquisição de uma empresa brasileira de tântalo, metal pesado usado em reatores. A informação partiu do embaixador cazaque junto ao Brasil e que tem posto em Washington, Erlan Idrisson. Os cazaques querem adquirir a empresa Industrial Fluminense e formar joint venture para explorar o metal.
O presidente da Industrial Fluminense, Ivan Alves, afirmou que chegou a negociar com os cazaques a venda de uma participação em sua mina de tântalo há cerca de dois anos, mas as negociações não prosperaram e desde então não foram retomadas. A Industrial Fluminense pertence a um grupo americano, o American Metals Group (AMG), uma reunião de produtores de metais especiais.
O presidente Lula mencionou mais de uma vez o interesse brasileiro em fazer negócios, inclusive com joint venture. Segundo diplomatas, os cazaques têm muito dinheiro, graças ao petróleo e a uma variedade de minerais. O país é o segundo maior produtor de urânio do planeta.
(Por Assis Moreira, Valor Econômico, 18/06/2009)