A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo discute em audiência pública na manhã desta quinta-feira (18) o desenvolvimento da lavoura de sequeiro na região sul do Estado. O debate, está sendo coordenado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP).
O produtor Gerson Herter, do município de Lavras do Sul, apresentou um relatório sobre a situação e as possibilidades de economia para a Região Sul do Estado. Herter é um dos líderes de um movimento de produtores que buscam soluções para o desenvolvimento da Região Sul. Ele iniciou sua fala apresentando fatores negativos como o baixo índice pluviométrico, o êxodo rural e a baixa estima da população.
Em seguida o produtor apresentou alternativas, como o cultivo do arroz de sequeiro e do soja. Ambos cultivos não necessitam irrigação, o que diminui a necessidade de energia elétrica. Herter destacou que são necessários investimentos na tecnologia de produção e na qualificação da mão-de-obra e das técnicas agrícolas. “Não somos só produtores de gado. A Região Sul é o local mais propício para alavancar o crescimento econômico do Rio Grande do Sul”, destacou.
Também participam da audiência representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Banrisul.
(AL-RS, 18/06/2009)