Novas medidas ampliam o acesso ao financiamento da classe média
As principais novidades do plano safra da agricultura familiar foram adiantadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Dos R$ 15 bilhões previstos para o financiamento do plantio 2009/2010, aumento de 15,38% em relação ao ano passado, R$ 3,4 bilhões serão direcionados para os pequenos produtores do Rio Grande do Sul.
OConselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem a criação de crédito especial para compra de veículos, a ampliação dos financiamentos para as mulheres do campo e mais recursos para cooperativas. Além disso, o seguro deverá ser estendido para as dívidas de investimentos.
Com essas medidas, o ministério pretende ampliar o acesso ao crédito para a chamada classe média do campo. São produtores que hoje não são classificados como familiares, mas também não têm renda suficiente para serem apontados como empresariais.
– Ao todo, 25 mil famílias deverão ser integradas ao Pronaf – estima o secretário nacional de Agricultura Familiar, Adoniran Sanches Peraci.
Oficialmente, o plano deverá ser lançado em julho. Até lá, outras medidas deverão ser aprovadas. Também foram autorizadas ações complementares para os produtores de municípios atingidos pela seca. As prefeituras que decretaram situação de emergência ganharam mais tempo para se cadastrarem e serem beneficiados com prazos para o pagamento das dívidas prorrogadas e crédito extra por família. O cadastro vai até o dia 30 deste mês.
(Zero Hora, 18/06/2009)