Dois novos postos do Projeto de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF) estão disponíveis para a população descartar este resíduo: Escola Estadual Santos Dumont (rua Caeté, 328, bairro Vila Assunção) e CTG Tiarayu (rua Abilio Miller, 251, bairro Jardim Itu Sabará). Criado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em junho de 2007, o projeto permite o armazenamento do óleo encaminhado pela população até ser recolhido pela indústria de reciclagem.
O óleo de fritura acondicionado em garrafa plástica ou recipiente de vidro deve ser encaminhado a um dos 126 postos de entrega espalhados pela cidade. Destes locais, o produto é recolhido pelas quatro empresas que mantêm convênio com o DMLU. A Celgon e a Ecológica utilizam o resíduo como combustível de caldeiras, a Oleoplan produz biocombustível e a Faros elabora uma farinha que entra na composição de ração animal.
Este projeto rendeu à Prefeitura de Porto Alegre o prêmio Eco-Cidade, entregue em São Paulo, no início de maio, pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A coordenadora do projeto, engenheira Mariza Power Reis, destaca sua importância ambiental, pois o óleo é responsável pela poluição dos mananciais hídricos e pelo entupimento de canos. “Além disso, o projeto não acarreta custos para o município”, acrescenta.
Para saber o endereço de todos os postos de entrega, basta acessar o endereço www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu
(Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 17/06/2009)