A Bahia registrou 91.493 casos de dengue entre janeiro e 6 de junho de 2009, um aumento de 199% em relação ao mesmo período do ano anterior (30.552 casos), de acordo com boletim da Secretaria de Saúde da Bahia. Até o momento, 391 municípios do estado (94% do total) notificaram a doença por meio dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica. Os municípios de Itabuna, Jequié, Feira de Santana, Salvador, Ilhéus e Porto Seguro concentram 43% das notificações do estado, segundo a secretaria.
Quanto às formas graves da doença (dengue com complicações, febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da dengue) há 748 casos em 106 municípios, incluindo 55 óbitos, dos quais 28 atingiram menores de 15 anos. Itabuna registrou 12.718 casos, o maior número entre os municípios do estado. Durante todo o ano de 2008, a cidade registrou menos de 5 mil casos, de acordo com a Vigilância Epidemiológica do município.
Segundo o Ministério da Saúde, entre os possíveis motivos para o aumento de casos de dengue está a circulação de um novo tipo de vírus e a troca de prefeitos, que pode ter comprometido a execução das ações de controle. Os municípios de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro estão em situação de emergência desde o dia 4 de março de 2009. Entre as ações para fortalecer o controle da doença, a secretaria e o ministério têm feito a capacitação de profissionais, a conscientização da população e a distribuição e aplicação de larvicidas e inseticidas.
(Agência Brasil, 16/06/2009)