A Cooperativa de Distribuição de Energia (Creluz), com sede em Pinhal, na região do Médio Uruguai, alcançou a marca de cem poços artesianos instalados por meio do Programa Água Limpa. A cooperativa garante, de forma gratuita, a rede de energia elétrica completa e o transformador. O centésimo poço foi ativado no município de Vista Alegre.
Segundo o presidente da Creluz, Elemar Battisti, a iniciativa proporciona água de poços artesianos para 20 mil pessoas espalhadas em comunidades localizadas nos 36 municípios da área de atuação da cooperativa. Ele observa que desde 2001 o projeto vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida das famílias do campo. 'Devido à grande importância do programa, na última assembléia geral da cooperativa, novamente os associados destinaram parte das sobras líquidas para investir nesta ação social', ressalta.
O programa é desenvolvido em parceria com os municípios da área abrangida pela cooperativa de energia. Elemar Battisti destaca que a iniciativa apresenta um resultado de grande importância, especialmente diante dos problemas de falta de água nas propriedades causados pelas seguidas estiagens.
(Correio do Povo, 17/06/2009)