A prefeitura promove nesta quarta (17/06), às 11h, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos (Praça Montevidéo, número 10), o ato de lançamento do Plano Diretor de Drenagem Urbana. Estarão presentes o prefeito José Fogaça, diretores do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e autoridades em drenagem urbana de Porto Alegre.
O Plano Diretor de Drenagem Urbana visa fornecer diretrizes técnicas e ambientais para a solução dos problemas de drenagem, estudando as 27 bacias hidrográficas do município. Hoje apenas cinco destas bacias são descritas e avaliadas em conceitos técnicos.
O desenvolvimento urbano pode aumentar as vazões naturais em até sete vezes, devido à impermeabilização do solo e à canalização do escoamento superficial. Dessa forma a frequência das enchentes aumenta, acarretando prejuízos às populações. Além da quantidade de alagamentos, o desenvolvimento urbano tem impacto sobre a qualidade da água dos corpos hídricos, pois gera resíduos sólidos (sedimento e lixo) e poluentes resultantes da lavagem das surperfícies de telhados, passeios e vias públicas, levados com a chuva para as redes de drenagem.
Dessa forma, os estudos para a elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Porto Alegre visam apontar soluções de planejamento em drenagem urbana que evitem o aumento das enchentes e os impactos sobre a qualidade da água.
(Prefeitura de Porto Alegre, 16/06/2009)