A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública na quarta-feira (17/06) com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O objetivo é esclarecer declarações do ministro que qualificaram produtores rurais de vigaristas e acusações de chantagem por parte de integrantes da comissão para a liberação de verbas para o setor. O debate foi proposto pelo deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS).
Uma semana após as declarações, feitas em um carro de som da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contag), em manifestação na Esplanada dos Ministérios, o ministro admitiu que se excedeu na críticas ao ruralistas. A comissão, no entanto, decidiu convocar o ministro para esclarecer a declaração em Brasília e as acusações contra os deputados.
Heinze argumenta que Minc "quer imputar um modelo do bem contra o mal, uma guerra entre ambientalistas e produtores". Segundo o deputado, ele "incita uma luta de classes" ao pedir, em cima de um caminhão de som, para centenas de produtores familiares que não confiem nos produtores rurais.
A audiência está marcada paras as 10 horas no plenário 6.
(Agência Câmara, 15/06/2009)