Em 90 dias, a empresa Andrade Gutierrez apresentará estudo para área de saneamento das bacias hidrográficas dos Rio dos Sinos e Gravataí. A ação faz parte da parceria público-privada (PPP), anunciada na última semana pela governadora Yeda Crusius nas áreas de saneamento e segurança pública. Após a conclusão do estudo, será aberta licitação para concorrência de empresas.
Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Luiz Zaffalon, o documento irá englobar aspectos sobre esgotamento sanitário e coleta e tratamento de esgoto. Hoje, a Corsan, responsável pelo saneamento no Estado, atende 320 municípios e 7,5 milhões de pessoas. Desse total, 13% apenas possuem rede coletora de tratamento.
Conforme Zaffalon, para a totalidade do serviço, seriam necessários 20 anos. 'Com a iniciativa das PPPs, queremos atingir esse objetivo em até dez anos', frisou. Com a parceria público-privada, a empresa entra com investimento e a exploração dos serviços é dividida entre ela e a administração pública. As obras de saneamento preveem construção de estações de tratamento de esgoto e de redes de coleta de esgoto.
(Correio do Povo, 14/06/2009)