Os dispositivos eletrônicos adquiridos pela prefeitura de Bagé para controlar cães e gatos de rua devem chegar à cidade até o fim deste mês. A informação é da coordenadora do Setor de Vigilância Sanitária, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luana Silva. Os primeiros a receber o microchip serão os bichos mantidos em abrigo da prefeitura. Depois, a equipe da Vigilância Sanitária avaliará a necessidade do uso do sinalizador em animais pertencentes a moradores de baixa renda. 'Os microchips serão implantados gratuitamente nos cães errantes e também nos que pertencem à população carente', afirma a coordenadora.
Luana Silva esclarece ainda que, assim que a Câmara de Vereadores aprovar adendo à lei que trata da posse responsável de cães e gatos, os comerciantes da cidade que vendem pequenos animais deverão adquirir esses dispositivos eletrônicos direto dos fabricantes. Cada microchip armazena informações como nome e endereço do proprietário, raça e idade do animal.
A base de dados estará disponível na Vigilância Sanitária. Caso os cães adotados ou adquiridos em pet shops, canis ou veterinárias sejam encontrados nas ruas será possível identificar o dono. Se ficar comprovado o abandono, o proprietário poderá ser multado e até processado.
(Correio do Povo, 14/06/2009)