Dois mil pneus receberam destino correto nesta sexta (12/06) em Santa Rosa, no Noroeste do Estado. O material estava depositado em um pavilhão do Parque Municipal de Exposições e seguiu para São Paulo. Foi a primeira ação de parceria iniciada neste mês entre a prefeitura e a associação paulista Reciclanip, que destina pneus descartados a empresas para virarem matéria-prima. Por meio do convênio, a cada 2 mil unidades acumuladas, a associação envia um caminhão à cidade gaúcha para buscar o lote e, de lá, o repassa a indústrias. Uma de Candiota (RS), que usa pneus como combustível alternativo na produção de cimento, receberá os 2 mil recolhidos.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Luis Girardon, os pneus estocados desde o ano passado em espaço do Parque de Exposições vieram de borracharias locais e de mutirão de limpeza no rio Pessegueirinho. Trezentos deles poluíam o manancial. Girardon explica que o pavilhão continuará sendo um ecoponto, por não ter outra ocupação durante todo o ano. 'Como precisamos de um ambiente coberto, guardaremos os pneus aqui até encontrarmos um terreno adequado para esta reserva.'
A entrega de pneus no Parque Municipal de Exposições será acertada com os proprietários de borracharias. O transporte a São Paulo não tem custo para o município. Basta a prefeitura solicitar o recolhimento do material à Reciclanip com 72 horas de antecedência. O secretário destaca que a ação, além de proteger o meio ambiente, é de prevenção na área da saúde. 'O acúmulo de pneus em locais inadequados, abertos, gera a procriação do mosquito transmissor da dengue', alerta Luis Girardon.
(Correio do Povo, 13/06/2009)