Após a longa estiagem em março e abril que levou Giruá, na Região das Missões, a decretar situação de emergência, a prefeitura iniciou ações para evitar situação semelhante no futuro. Uma delas é o programa Água para Todos, lançado para estender o serviço de abastecimento às famílias sem água encanada socorridas pelo carro-pipa da prefeitura. 'Idealizamos o programa tão logo chegaram, em abril, as primeiras reivindicações para abastecimento de água potável', explica o prefeito Fabiam Thomas.
Conforme o prefeito a intenção é de que até 2012 todas as comunidades rurais tenham água potável. O primeiro trabalho previsto inclui melhoria e ampliação da rede de água, implantação de dez fontes protegidas e abertura de poços artesianos. Cinquenta famílias serão beneficiadas.
Segundo o secretário de Agricultura, Volmir Amaral, os moradores terão que integrar-se a associações e ajudar nos mutirões previstos para implantação do programa. O investimento da prefeitura no projeto, que deve atender 164 famílias até 2010, será de R$ 136 mil.
(Correio do Povo, 12/06/2009)