Em solenidade no Palácio Piratini nesta quarta-feira (10) onde a governadora Yeda Crusius anunciou a autorização de chamada de 66 concursados da Fepam, o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, lembrou que, em um período de 20 dias, era o segundo anúncio de nomeações para a área ambiental do Estado. “Isto demonstra o fortalecimento que este governo está oferecendo aos órgãos ambientais e isto se traduz pela coragem, vontade e projeto político da governadora Yeda Crusius, priorizando o meio ambiente”, sublinhou Berfran. Para ele, a nomeação dos 66 servidores irá qualificar ainda mais o já destacado quadro funcional da Fepam.
A eficiência da gestão na Fepam, comandada por Ana Pellini, foi bastante valorizada pelo secretário do Meio Ambiente, que atribuiu o êxito da Fundação ao esforço e dedicação de sua diretora-presidente e ao seu excelente corpo técnico. “A qualidade dos técnicos da Fepam é reconhecida em todo o país e os trabalhos por eles desenvolvidos têm servido de modelo para outros estados”, comemorou Berfran, lembrando que muitas vezes eles foram injustiçados.
Segundo o secretário, durante muito tempo eles trabalharam sem possuírem os meios adequados para desenvolverem suas tarefas, tampouco estavam em número suficiente para atenderem as demandas do órgão. “Ao receberem mais suporte, os técnicos deram a melhor resposta, zerando os estoques de licenciamento, sem, contudo, deixar de observar todos os critérios e requisitos para garantir a proteção e conservação ambiental”.
Berfran também destacou que o orçamento de 2009 da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) é o maior da história do órgão, reiterando que esta destinação foi orientada pela própria governadora Yeda. Lembrou, ainda, que no dia 19 de maio, a governadora liberou R$ 16 milhões para investimentos nas 23 unidades de conservação do Estado e autorizou a nomeação de 120 servidores para a secretaria. Em sua avaliação, este “reforço político” que a governadora dá à Sema faz com que os gaúchos sintam-se seguros de que a área ambiental está sendo criteriosamente tratada pelo governo. No evento, também foi concedido o Prêmio Amigo da Água, promoção conjunta das secretarias Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água e do Meio Ambiente.
(Sema-RS, 10/06/2009)