A Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) assinaram terça-feira, 9, às 15h, no prédio da reitoria, o contrato de renovação do convênio para monitoramento ambiental continuado da área do porto organizado do Rio Grande. Este trabalho envolve a qualidade das águas, dos sedimentos e da comunidade bentônica, mamíferos marinhos, aves, fauna e ectiofauna.
O convênio foi assinado pelo superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, pelo reitor da Furg, João Carlos Cousin, e pelo diretor-executivo da Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg), Alexandre Quintana. Ainda assinaram como testemunhas o vice-reitor da Furg, Ernesto Luiz Casares Pinto, e o chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Celso Elias Corradi.
Segundo Corradi, o monitoramento contínuo permite que a SUPRG possa apresentar aos órgãos ambientais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), um controle mais eficaz das condições do ambiente portuário. O monitoramento ambiental, que atende uma das condicionantes da Renovação da Licença de Operação (RLO) nº 03/97, concedida pelo Ibama ao Porto do Rio Grande, terá um investimento anual de R$ 890 mil de parte da SUPRG. Este é o quarto ano que a SUPRG e a Furg firmam contrato para a realização deste trabalho.
O monitoramento é executado por pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação da Furg. O programa conta com a coordenação da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da SUPRG e do professor Milton Asmus, da Furg, envolvendo os laboratórios de Gerenciamento Costeiro, Hidroquímica Marinha, Bentos, Geociências, Física, e Ectiologia da universidade, além do Museu Oceanográfico.
(Jornal Agora, 11/06/2009)