Cidade que, antes da formação do Lago de Itaipu, em 1982, compartilhava com a brasileira Guaíra o tesouro das Sete Quedas do Rio Paraná, Salto del Guairá mobilizou-se, na terça-feira (02/06), para exigir à binacional ressarcimento pela perda de seu maior patrimônio. De acordo com o jornal ABC Color, cerca de cinco mil pessoas (um terço da população local) reuniu-se no trevo de acesso à cidade, em mobilização coordenada pelos organizadores da campanha “Ikueráima Salto del Guairá Itaipugui”, que em bom português significa “Salto del Guairá está farta de Itaipu”.
Portando faixas e cartazes alusivos ao tema, os moradores solicitaram, com o apoio do prefeito Carlos Haitter e da governadora de Canindeyú, Cristina Villalba, a implementação de políticas de ressarcimento e suporte ao desenvolvimento da cidade, cuja economia baseia-se, atualmente, no comércio com o Brasil. Carlos Mateo Balmelli, diretor paraguaio da binacional, estava convidado para participar da mobilização, porém, preferiu não comparecer. A ausência do diretor frustrou a iniciativa de entregar, em mãos, um documento com as bandeiras do protesto e gerou críticas entre os organizadores.
“Evidentemente, este senhor não nos conhece, mas se tivesse vindo saberia que este é um povo civilizado e que, apesar dos anos de discriminação, tem a paciência de reclamar com respeito seus legítimos direitos”, afirmou Víctor González, coordenador da Frente Multisetorial. Entre os pedidos de maior destaque, citados pelo ABC Color, menção para a construção de uma ponte conectando, diretamente, Salto del Guairá a Guaíra, de uma avenida dupla à fronteira seca com Mundo Novo (MS) e a instalação de redes de distribuição de água e tratamento de esgotos.
Em caso de não obter, pelo menos, uma resposta da entidade binacional ou do governo de Fernando Lugo, os manifestantes prometem invadir parte do Refúgio Biológico de Maracaju / Mbaracayú, compartilhado por ambos países, em área paralela à linha imaginária que delimita a fronteira Paraguai / Mato Grosso do Sul.
(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski, SopaBrasiguaia.com, 03/06/2009)