O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes, estabeleceu um acordo com o Governo de Rondônia, que prevê a permuta de áreas na Floresta Nacional Bom Futuro por outras pertencentes ao Estado. A troca, proposta pelo governo de Rondônia, vai beneficiar ambas as partes, uma vez que a Flona Bom Futuro já se encontra bastante antropizada, tendo em seu interior grupos comunitários de cerca de 5 mil famílias que lá residem há mais de 20 anos. Pela proposta do governo estadual, as famílias continuariam na área da Flona e, em troca, o Governo Federal receberá uma nova área, totalmente preservada.
A proposta é para que o governo de Rondônia assuma a área de Bom Futuro, cedendo ao Governo Federal outra área intacta, de 140 mil hectares, que ficará sob a gestão do Instituto Chico Mendes. Uma das questões levantadas é se a construção da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, afetaria parte dessa área que seria cedida pelo Estado. Pelo acordo fechado, fica expresso que não haverá prejuízo algum causado pelo espelho d’água da barragem que será formada, ou seja, os 140 mil hectares de área preservada estarão garantidos.
Nos próximos dias será constituído um Grupo de Trabalho, envolvendo MMA, ICMBio e governo estadual para avaliar as propostas e proceder aos estudos que possibilitarão delimitar as áreas que serão destinadas à União.
(Por José Roberto Lima, Ascom ICMBio, 05/06/2009)