No Polo Petroquímico de Triunfo já trabalham 260 pessoas na obra da planta industrial de Eteno Verde da Braskem, a primeira operação, em escala comercial no mundo, para a produção de eteno a partir de matéria-prima totalmente renovável, a cana-de-açúcar. Mas para sincronizar, por exemplo, 1,5 mil toneladas em tubulações, a uma malha de 4 mil instrumentos, 200 quilômetros de cabos elétricos, 1 mil toneladas de equipamentos mecânicos, 850 toneladas de estruturas metálicas e mais 20 mil metros cúbicos de concretos, serão necessários 1,5 mil trabalhadores especializados. Encarregada pela obra e montagem, a construtora Odebrecht lançou na semana passada, em Triunfo, o programa Acreditar. Em parceria com a Braskem, Senai e Prefeitura de Triunfo, o Acreditar atua para capacitar, por meio de cursos, trabalhadores do município. Assim, torna viável a contratação de profissionais locais.
O programa oferece quase 300 vagas de treinamento (carpintaria, eletricista, encanador industrial e soldador, entre outras). Conforme o diretor de Empreendimentos da Braskem, Guilherme Guaragna, no último trimestre de 2010, a planta de Eteno Verde terá recebido R$ 500 milhões em investimentos e entrará em operação. O polímero verde será fornecido às indústrias da segunda geração petroquímica somente a partir do primeiro trimestre de 2011. Já o contingente de 1,5 mil trabalhadores será necessário no período de pico dos trabalhos. Esse momento provavelmente ocorrerá entre os meses de abril e maio de 2010, explica Danilo Costa Morais, responsável na Odebrecht pelo setor administrativo da obra. De acordo com Morais, 80% dos profissionais a serem recrutados precisam ter especialização. Essa lacuna será ocupada pelo Acreditar, cuja condição é capacitar residentes em Triunfo. Se faltarem interessados, serão buscados candidatos em outros vizinhos.
No primeiro dia de inscrições, na quinta-feira passada, 150 pessoas procuraram o programa Acreditar. Para participarem das aulas, os interessados devem apresentar comprovante de residência em Triunfo. As inscrições se encerram na sexta-feira. Haverá um teste seletivo se o número de inscritos ultrapassar o de vagas oferecidas. Dos 206 trabalhadores já admitidos na obra, 106 são de Triunfo. A Agência de Educação Profissional Fernando de Castro Freitas, do Senai, – onde devem ser feitas as inscrições – fica na avenida 13 de Maio, 1111, Centro. O telefone é (51) 3654-1229 .
(Correio do Povo, 08/06/2009)