O Painel da Qualidade Ambiental de São Paulo, relatório divulgado nesta sexta (05/06) pelo secretário Xico Graziano (Meio Ambiente), além de ser um indicador geral do Estado, também será usado para balizar as metas para melhorar as condições da água, do ar e do solo do Estado nos próximos anos. O relatório ficará disponível para consulta no site da secretaria, www.ambiente.sp.gov.br, a partir de segunda-feira (08).
Após a consulta pública, a secretaria vai definir quais serão as metas, que depois serão incluídas em resolução a ser baixada pelo secretário. Ou seja, a população poderá cobrar daqui um ano caso os objetivos firmados pela pasta não sejam atingidos.
Notas
Desses indicadores listados, cinco aparecem com status atual ruim, cinco estão bons e nove estão regulares.Os dados mostram, por exemplo, que em 2008 houve o desmatamento ilegal de 4.527 hectares no Estado. Assim, população e ONGs podem, neste caso, indicar qual deveria ser a meta para 2009 -para Graziano, o desflorestamento precisa chegar a zero.
Ainda de acordo com o secretário, chama a atenção o fato de São Paulo ainda "estar muito atrasado" em relação à questão do esgoto. Porém, ele sustentou que têm sido feitos grandes investimentos na área e que, no próximo ano, a situação deve estar bem melhor. A apresentação dos dados aconteceu no Dia Mundial do Meio Ambiente e, para Graziano, foi uma forma de prestar contas para a sociedade e de ampliar a transparência no governo estadual.
(Folha de S. Paulo, 06/06/2009)