Diante da suspensão da sessão da Comissão de Constitucionalidade do Congresso, por falta de quorum, a Associação Interétnica e Desenvolvimento da Selva Peruana (Aidesep), em conjunto com outros importantes segmentos sociais, chama para uma reunião geral, quinta-feira (04/06), para definir as próximas ações da mobilização que pede a derrogatória de decretos que afetam as comunidades amazônicas do Peru.
Terça-feira (02/06), a Comissão de Constitucionalidade que avalia três decretos legislativos suspendeu a sessão. Segundo o Congresso, seria necessário para começar o encontro o quorum de nove legisladores, mas somente sete compareceram à sessão. A Aidesep questionou o fato. Segundo afirmou a entidade, três ministros de Estado no Congresso da República iam explicar as demandas da população nativa, mas não foi possível devido à suspensão.
Diante da possibilidade de se tratar de uma manobra para que os decretos não sejam analisados, a Associação esclareceu em seu sítio: "Os congressistas da bancada aprista (do Partido Aprista Peruano, que representa a direita) não participaram da reunião, o que muitos consideram que esta seria uma prática usual, a partir deste momento, para que a Comissão de Constituição não discuta esses decretos legislativos e que continuem perdendo, como já ocorreu nas duas sessões anteriores".
A reunião com as entidades e organizadores de apoio à paralisação indígena amazônica e pela derrogação dos decretos será realizada na sede da Aidesep, em Lima. O encontro analisará todos os acontecimentos ocorridos até o momento no Congresso e anunciará novas medidas de luta.
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&cod=39055〈=PT