Em reunião ordinária na manhã desta quarta-feira (3), os membros da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), decidiram convidar o secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, e o diretor-presidente da Corsan, Mário Freitas, para falar sobre os investimentos do setor no Estado. Os parlamentares pretendem também relatar aos representantes do governo problemas de infraestrutura e falta de saneamento básico verificados, por exemplo, na região da Fronteira Oeste. O requerimento solicitando o debate deverá ser apresentado para apreciação da comissão nos próximos dias.
Degradação de recursos naturais
Na reunião desta manhã, no período destinado aos assuntos gerais, os integrantes do órgão técnico destacaram os principais problemas levantados na audiência pública realizada na última segunda-feira (1º), no município de Alegrete. Entre eles, a falta de investimentos da Corsan nas cidades da região, principalmente nos serviços de saneamento básico. “Esse problema foi apontado pelas lideranças como principal agente da degradação dos recursos naturais. Conforme o depoimento de muitos líderes, os recursos para saneamento básico não chegam à região”, disse Sossella.
O deputado Cassiá Carpes (PTB) alertou que representantes de várias localidades já manifestaram a vontade de municipalizar ou terceirizar os serviços oferecidos pela Corsan. “Em Alegrete, há 80 anos foi construído uma estação de tratamento de água que até hoje não funciona”, lamentou.
Deficiência em atendimento médico
Outro problema alegado pela comunidade de Alegrete e região refere-se às dificuldades de atendimento nos serviços de média e alta complexidade, especialmente no setor de traumatologia, provocada pela distância entre os municípios e os hospitais de referência da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde. “Recebemos queixas de pacientes que precisam de atendimento na área de traumatologia. Muitos marcam suas consultas e percorrem em torno de 600 quilômetros até Rio Grande e não são atendidos por falta de vagas”, contou Sossella. O presidente da comissão afirmou que vai levar essa denúncia ao secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, e visitar os hospitais de Rio Grande e Porto Alegre que prestam serviços de traumatologia.
Os apontamentos de todas as audiências públicas realizadas no interior sobre a situação da Saúde e do Meio Ambiente estarão inseridos no relatório final dos trabalhos de interiorização da comissão. O ministro da Saúde e o secretário da Saúde vão receber cópia do documento no dia 3 de julho, durante seminário em Porto Alegre.
Também participaram da reunião os deputados Miki Breier (PSB), Pedro Pereira (PSDB), Gerson Burmann (PDT) e Jorge Gobbi (PSDB).
(AL-RS, 03/06/2009)