Canoenses puderam conhecer um pouco mais do programa Natureza Viva
A terça-feira foi de mais atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente em Canoas e Nova Santa Rita. Os canoenses puderam conhecer um pouco mais do programa Natureza Viva, que fala dos usos de plantas medicinais. Já a programação nova-santarritense teve abertura oficial, apesar de já estar com atividades desde o domingo.
O Natureza Viva divulga o uso e o preparo de diversas plantas medicinais, todas nativas. "Não precisa ir na Índia ou no Canadá. Temos muita coisa aqui mesmo em Canoas que podemos usar", explica a coordenadora do programa, Ana Emília Hardt Soares. Ela cita a Impatiens valeriana - popularmente chamada de beijo de moça - que é comum pela cidade. "Todo mundo tem em seu quintal, e ela serve para combater - em forma de chá ou salada - o estresse, depressão, úlcera, entre outros." O programa dará hoje e amanhã, às 13h30, oficinas na Secretaria de Meio Ambiente (rua Dona Rafaela, 900) e sexta-feira no Lar da Solidariedade, no Guajuviras.
Em Nova Santa Rita, a cerimônia de abertura oficial da semana aconteceu na escola municipal Hélio Fraga, no Centro. Os alunos plantaram simbolicamente mudas no pátio do colégio. Ao todo, serão distribuídas 800 mudas pela cidade na campanha. Ainda na escola, o dia também incluiu palestra sobre licenciamento ambiental, enquanto na escola Miguel Couto o tema foi a importância do meio ambiente na vida das comunidades. Na escola Victor Aggens, a Associação dos Catadores de Nova Santa Rita apresentou uma oficina sobre trabalho social e econômico dos catadores de resíduos sólidos. Ao final do dia houve uma solenidade especial na Câmara de Vereadores.
(Jornal NH, 03/06/2009)