A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (02/06), por unanimidade, o requerimento do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), que propõe a convocação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para esclarecer as críticas feitas por ele, na semana passada, aos ruralistas. A data da audiência ainda será decidida, de acordo com as agendas do ministro e da comissão. Na semana passada, Minc chamou os ruralistas de “vigaristas” e disse que eles “encolheram o rabinho de capeta e agora fingem defender a agricultura familiar”. O ministro fazia um discurso em cima de um trio elétrico para um público de cerca de 3 mil pessoas que participavam do 15º Grito da Terra, na Esplanada dos Ministérios.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) disse, em nota, que “manifesta seu apoio ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que vem sendo duramente golpeado por setores econômicos e forças políticas que nunca assumiram compromissos com o desenvolvimento rural sustentável com base na justiça social e na preservação ambiental”.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) enviou um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitando o afastamento imediato de Minc. Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país. Mais cedo, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Kátia Abreu, protocolou denúncia por crime de responsabilidade contra o ministro. Em evento nesta terça, Carlos Minc afirmou que os ruralistas não conseguirão tirá-lo do governo.
(Por Danilo Macedo, Agência Brasil, 02/06/2009)