A Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio Grande (Searg), em parceria com a Vento Sul Consultoria Ambiental e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), está realizando um curso de licenciamento ambiental desde a última segunda-feira. Em desenvolvimento na sede da Searg, o curso acontece das 18h30min às 22h30min e irá se estender até sexta-feira, 5. As aulas são ministradas pela consultora ambiental Denise Iglesias, pós-graduada em Gestão Ambiental. Estão participando mais de 20 profissionais da área ambiental que atuam em indústrias, técnicos em segurança, advogados, biólogos e engenheiros.
Conforme Danúbia da Costa Chaves, da Vento Sul, esta é a primeira edição do curso. E o objetivo é possibilitar treinamento e atualização para o pessoal que trabalha na área de licenciamento ambiental. Ela observa que a Prefeitura do Rio Grande se habilitou, no final do ano passado, a fazer os licenciamentos de empreendimentos que ocorrem no Município e há uma série de demandas. A ideia é qualificar os profissionais dessa área para o atendimento destas demandas. Como observa Danúbia, a Prefeitura licencia, mas os empreendedores têm que atender as exigências para obterem licenciamento.
Os participantes do curso aprenderão os conceitos relativos a licenciamento ambiental e receberão conhecimentos das leis ambientais existentes. Além disso, receberão material para consulta. Eliana Vieira, presidente da Searg do Rio Grande, ressalta que a realização desse curso tem origem na preocupação da entidade com a valorização e preservação do meio ambiente, sendo este um momento especial em função de esta ser a semana dedicada ao meio ambiente.
"É importante que as pessoas saibam da necessidade deste licenciamento antes de interferir no meio e como atender as exigências do órgão ambiental", diz Eliana. A iniciativa também faz parte das comemorações dos 35 anos da Searg.
(Jornal Agora, 03/06/2009)