O secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, afirmou que o atual momento político pode ajudar as negociações sobre a nova fase do Protocolo de Kyoto. A declaração foi feita na véspera de uma reunião em Bonn, aberta nesta segunda-feira (01/06). O evento reúne mais de 4 mil delegados de governos, do setor privado e de organizações ambientais. Encontro na Alemanha irá debater termos de uma nova fase do protocolo, marcada para expirar em 2012; conferência sobre mudança climática ocorrerá em dezembro na Dinamarca.
Redução
Segundo especialistas, os participantes do evento, que representam 182 países, deverão chegar bem perto do texto a ser enviado para a Conferência sobre Mudança Climática da ONU, que ocorrerá em dezembro em Copenhague. O objetivo do encontro, na capital da Dinamarca, é acertar os termos da segunda fase de cumprimentos do Protocolo de Kyoto, que expira em 2012. O porta-voz da delegação do Brasil, Sérgio Serra, disse à Rádio ONU, de Bonn, que o país espera que a reunião decida uma redução nas emissões de gases de 25% a 40% até 2020
Mitigação
"Nós esperamos que os Estados Unidos apresentem compromissos comparáveis em relação às metas dos demais países desenvolvidos e que países em desenvolvimento, como o Brasil, apresentem um elenco de ações na área de mitigação que sejam compatíveis com o tamanho das suas economias e que sejam ações mensuráveis, reportáveis e verificáveis", afirmou.
A Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, FAO, pediu esta segunda-feira aos negociadores em Bonn para assegurar que os setores de pescas e aquacultura não sejam esquecidos. Um comunicado emitido pelo órgão, em Roma, alerta que a quantidade e qualidade do pescado, a saúde e segurança habitacional de milhões de pescadores e outros residentes em regiões costeiras serão afetados por mudanças climáticas.
(Por Carlos Araújo, Rádio ONU / Envolverde, 02/06/2009)