Brasília - A reunião da Comissão Permanente Sobre Mudanças Climáticas que acontece nesta terça (2) no Senado vai discutir a implantação do projeto Copa Limpa durante a Copa de 2014, realizada no Brasil. O projeto pretende instituir uma espécie de selo limpo para as ações que promovam desenvolvimento ambiental sustentável dentro dos eventos e em todas as realizações das cidades que participem da competição. Uma das propostas é a de construir ou adaptar os estádios para a utilização de energia solar durante a promoção dos jogos.
A presidente da Comissão, senadora Ideli Salvatti (PT), quer transformar a reunião em um grande debate em volta do tema. Para isso, convidou os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc; do Esporte, Orlando Silva; e do Turismo, Luiz Barreto. Também devem participar da audiência o representante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Francisco Müssnich e o presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina (Ideal),ex-deputado federal por Santa Catarina, Mauro Passos.
Convencida de que o Brasil pode dar exemplo ao mundo, a senadora Ideli acredita que o encontro vai promover o debate em torno de uma iniciativa que ela considera pioneira. “Nossa intenção é de que todos os que estejam envolvidos diretamente ou indiretamente com a Copa de 2014 mostrem ao mundo que é possível concretizar grandes eventos e promover o desenvolvimento das cidades respeitando o meio ambiente”, disse a senadora.
A audiência pública que vai discutir o projeto Copa Limpa acontece às 15hs30 na sala da Comissão de Infraestrutura, Ala Alexandre Costa.
(Digital ABC, 01/06/2009)