“Ikueráima Salto del Guairá Itaipúgui”, ou, em bom português, “Salto del Guairá está farta de Itaipu”. Este é o slogan da campanha encabeçada por uma comissão multisetorial da cidade fronteiriça, com o objetivo de expressar seu descontentamento em relação às políticas adotadas pela entidade binacional. De acordo com o Diário Última Hora, o slogan está presente em faixas, cartazes e adesivos, bem como em camisetas vestidas pelos aderentes, que protestam contra a falta de compensações à cidade que, juntamente com Guaíra, perdeu seu maior atrativo com a formação do lago: as Sete Quedas do Rio Paraná.
O calendário de manifestações foi definido na última terça-feira (26/05) em reunião da qual participaram, além de representantes da população, a governadora do departamento (estado) de Canindeyú, Cristina Villalba, e o prefeito de Salto del Guairá, Carlos Haiter. O ato principal está previsto para o próximo dia 02, com declaração de feriado municipal para que os moradores possam aderir em massa à mobilização, que segundo o Última Hora, conta também com o apoio dos comerciantes da região, que comprometeram-se a fechar suas lojas na referida data.
Carlos Mateo Balmelli, diretor paraguaio de Itaipu, foi convidado a comparecer ao protesto, porém, ainda não confirmou presença. Tanto Villalba, quanto Haiter, defendem que a cidade seja corretamente indenizada pela perda das quedas e receba compensações adequadas ao prejuízo causado pela binacional.
(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski, SopaBrasiguaia.com, 29/05/2009)