Carga de pacotes de frango chegou a ser despejada no local entre quarta e quinta-feira desta semana
Ao abrir a janela da sala, a dona de casa Marisa da Rosa, 46 anos, depara todos os dias com montes de lixo despejados no terreno vizinho ao seu, no bairro Liberdade. A moradora afirma que recolhe seguidamente a sujeira e que já pediu ajuda à Prefeitura para resolver o problema no local, cuja rede de esgoto está em situação precária. Porém, segundo ela, até agora nenhuma providência foi tomada.
Além de entulho, ainda de acordo com Marisa, entre quarta e quinta-feira desta semana, foram despejados pacotes de frango vencido na propriedade, que pertence a uma empresa de Novo Hamburgo. "Passei perguntando para todos os vizinhos se eles haviam visto alguma coisa, mas ninguém sabe de nada", relata. Parte da carga foi recolhida, mas alguns alimentos restaram e permaneciam no local na tarde desta sexta-feira, persistindo o mau cheiro e atraindo insetos. Também moradora próxima ao terreno, a estudante Caroline Dias da Costa, 22 anos, reforça o descontentamento com a situação do espaço, que fica ao lado do Estádio do Novo Hamburgo. "Por ter um símbolo da cidade tão perto deveria ser ponto de partida para a limpeza", afirma.
De acordo com secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), Lino De Negri, a Diretoria de Limpeza Pública (DLP) vai vistoriar o local. Se os fiscais encontrarem os restos de alimentos, eles serão recolhidos e levados para o aterro sanitário do município. De Negri afirma ainda que o problema no sistema de esgoto foi resolvido no dia 18 de maio, mas que na segunda-feira será feita uma verificação no local.
(Jornal NH, 31/05/2009)