No Noroeste, em pouco mais de 12 horas, precipitações superaram os 100 mm
As cidades mais afetadas pela estiagem em março e abril no Estado foram presenteadas neste sábado com chuva forte. No Noroeste gaúcho, as precipitações em pouco mais de 12 horas superaram os 100 milímetros em algumas localidades. Até as 9h deste sábado, segundo a MetSul Meteorologia, foram registrados volumes de 104,8 milímetros em Frederico Westhphalen, 56,2 em Uruguaiana, 55,2 em Santa Rosa, 45,8 em São Luiz Gonzaga e 44,2 em São Borja.
Neste domingo, a instabilidade diminui e as nuvens predominam no Estado, mas o frio aumenta com a chegada de uma forte massa de ar polar que deixará a semana gelada, com geada generalizada e chance de neve nas áreas mais elevadas. O domingo também deverá ter rajadas de vento e baixa sensação térmica.
A Defesa Civil aponta que entre a segunda e quarta-feira, as temperaturas podem ficar abaixo de zero, especialmente nas áreas de maior altitude. Conforme o coordenador-geral da Defesa Civil do governo do Estado, coronel Joel Prates Pedroso, essa chuva não chega a recompõr reservatórios de água nem níveis dos rios.
(Correio do Povo, 31/05/2009)