Um abraço simbólico ao Rio dos Sinos marcou ontem a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente de São Leopoldo. O ato foi realizado ao lado da ponte 25 de Julho e teve a participação de cerca de 200 pessoas, entre elas o prefeito Ary Vanazzi e os secretários estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e municipal, Darci Zanini.
Segundo Berfran, o evento tem grande significado, pois mostra a participação e o aumento da relação da comunidade com seu rio. 'As pessoas têm consciência de que suas ações geram consequências ao meio ambiente e, dessa forma, passam a ter atitudes que diminuam esse impacto.' Ele também destacou o trabalho do Comitê Sinos, que há 21 anos trabalha pela recuperação do rio. 'O comitê executa atividades fundamentais na preservação do rio, que tem salvação e estamos caminhando nesse sentido.'
Berfran ressaltou que as prefeituras da região contam com recursos estaduais e federais – da ordem de R$ 105,8 milhões para Esteio e de Sapucaia do Sul e de R$ 40,2 milhões para Canoas – para a implantação dos sistemas de esgoto sanitário. Com as obras, a cobertura de esgotos em Esteio será de 90% e em Sapucaia, de 50%. Os trabalhos deverão estar concluídos em 2010.
A situação do Sinos ficou agravada com a estiagem, o que causou redução substancial da vazão. Diante do quadro, a Fepam passou a acompanhar diariamente a situação, desenvolvendo diversas ações nos municípios que integram as Bacias dos rios dos Sinos e Gravataí.
(Correio do Povo, 30/05/2009)