O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolou ontem na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados um requerimento convocando o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para que dê esclarecimentos sobre supostas declarações ofensivas contra produtores e parlamentares da bancada agrícola. A expectativa é de que a proposta seja votada na reunião ordinária da comissão, na próxima quarta-feira.
Ontem, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Katia Abreu (Dem-TO), informou que levará à Comissão de Ética do governo federal denúncia pública contra Minc, alegando que 'repudia a tentativa do ministro de desqualificar os produtores rurais'. Um dia antes, durante audiência pública, a Comissão Especial da Câmara sobre a Crise Financeira na Agricultura também tinha aprovado a convocação.
'Ele chegou a chamar os pequenos e médios produtores de vigaristas', disse o deputado federal Marcos Montes (Dem-MG). Na nota à imprensa da assessoria de Heinze, o deputado se diz 'indignado com as palavras ofensivas de Minc', proferidas durante manifestação de movimentos sociais do campo, em Brasília, na última quarta-feira.
Na opinião de Heinze, é inadmissível que um ministro de Estado ofenda os produtores rurais brasileiros, que tem importantes negócios no exterior. 'Somos o primeiro e segundo maior exportador mundial de açúcar, soja, suco de laranja, café, tabaco, carne bovina e de frango. O que uma ação desastrosa como essa pode representar lá fora?', indagou.
(Correio do Povo, 30/05/2009)