A convite do prefeito Fábio Branco, dois investidores belgas da área de energias alternativas visitaram Rio Grande no último dia 27. No dia anterior, o prefeito havia estado com os dois no seminário promovido pela Renobrax - Energias Renováveis, ocorrido no auditório da Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Porto Alegre, para tratar do tema. Na visita a Rio Grande, Christian Hunt, da Renobrax, e Andreas Thieme, da Windtec, conheceram o Distrito Industrial, na Barra, e a possível área na qual a Renobrax estará implantando um Cluster Industrial Eólico. O cluster tem o objetivo de dar suporte e maior competitividade a futuros parques eólicos na região.
A empresa busca incluir parceiros e fornecedores locais, visando atingir gradualmente um índice de nacionalização de até 85%. E já conta com o apoio do Governo do Estado, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), através do Núcleo Regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS) e PUC/RS.
À tarde, os investidores visitaram a sede do Executivo Municipal, onde se reuniram com o prefeito Fábio Branco. No encontro, que teve a participação do secretário para Assuntos Extraordinários, Gilberto Pinho, do engenheiro Roberto Dieckmann, da Tecnosolo, e do vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Ernesto Casares Pinto, os empresários belgas falaram do projeto. Na oportunidade, o prefeito destacou a presença da Furg, a qual dispõe de cursos na área de Engenharia e pode ser aproveitada quando da execução do projeto. Ele também falou da importância da iniciativa e colocou a Prefeitura à disposição da empresa.
(Jornal Agora, 29/05/2009)