O Programa Homem e Biosfera da Unesco estabeleceu nesta terça-feira (26/05) mais 22 reservas da biosfera, localizadas em 17 países. Os novos locais foram aprovados nesta terça-feira na reunião pelo Conselho Internacional de Coordenação do programa da agência da ONU, que se reúne na Ilha de Jeju, na Coréia do Sul. Pontos no México, Açores e na Venezuela estão entre os escolhidos.
América Latina
As Lagunas de Montebello, no México, formadas por mais de 50 lagoas de tamanhos variados, na área que liga a região montanhosa de Chiapas à costa plana do Golfo do México, foi um dos locais escolhidos pelo conselho. A reserva é importante para a captura de água e por sua regulação climática.
Na Venezuela, o ponto aprovado foi o Delta do Orinoco, que é caracterizado por sua vasta diversidade biológica nos ecossistemas terrestre e aquático. Mais de 2 mil espécies de plantas habitam a região. Entre os outros países que tiveram locais escolhidos, estão Portugal, Espanha, Alemanha, Índia, Vietnã e África do Sul.
Extensões
Ao todo, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera agora conta com 553 pontos em 107 países. A reunião do conselho, que termina nesta sexta-feira (29/05), também aprovou extensões para quatro reservas da biosfera já existentes, entre elas a Mata Atlântica do Brasil. As reservas da biosfera são locais escolhidos pelo programa da Unesco para testar diferentes técnicas de gerenciamento integrado de biodiversidade e de recursos terrestres, marítimos e costeiros.
(Rádio ONU / Envolverde, 27/05/2009)