Moradores que serão remanejados em razão das obras de extensão do Trensurb até Novo Hamburgo receberam informações sobre o processo de reassentamento. Engenheiros e técnicos envolvidos no projeto detalharam a infraestrutura por onde passará a nova linha do metrô.
Cerca de 500 famílias serão deslocadas para um loteamento na Vila Brás, em São Leopoldo. Técnicos da Trensurb, da prefeitura e do Consórcio Nova Via, responsáveis pela obra, tranquilizaram os moradores das vilas e dos bairros dos Tocos, Progresso, Santos Dumont, Bom Fim, Brás, Mauá e Rio dos Sinos.
'O mais importante é que as pessoas atingidas saibam que terão toda a assistência para o reassentamento', explicou o gerente de Projetos de Obras da Trensurb, Erno Zinpel, durante reunião numa escola localizada no bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo. Na apresentação do projeto, Zinpel detalhou o traçado que o trem seguirá e a urbanização sob o elevado, que pode incluir estacionamento, ciclovia, aparelhos para exercícios físicos, quadras de esporte e rampas de skate.
Foram prestados esclarecimentos sobre prazos de transferência das famílias dos locais onde será construída a ferrovia, além da estrutura de saúde e educação que será implantada para os reassentados.
O superintendente de Planejamento e Orçamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, Marcos Coelho, e o chefe de gabinete da direção da empresa, Carlos Camacho, visitaram as obras da extensão da Linha 1, em Novo Hamburgo.
(Correio do Povo, 29/05/2009)