Um grupo de 180 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Açorianos, no bairro Jardim Krahe, em Viamão, limpou ontem o arroio Fiúza, que passa ao lado da instituição. A iniciativa encerrou um plano de estudos sobre o meio ambiente, iniciado há um mês. A ação foi idealizada durante as aulas de biologia e teve a parceria de outras disciplinas, como português, matemática e geografia. Segundo a vice-diretora da escola, Solange Hoffmann, o projeto envolveu a comunidade do entorno.
Os estudantes ainda participaram do plantio de 300 mudas de ipê roxo ao longo da nascente e visitaram casas às margens do arroio. Eles orientaram os moradores sobre como podem ajudar na limpeza do Fiúza e sobre a importância de preservar nascentes, evitando alagamentos e desmoronamentos. 'É fundamental a participação da comunidade, caso contrário, em pouco tempo a situação estará igual ou até pior', ressaltou Solange.
Em poucos minutos, o mutirão retirou dezenas de sacos de lixo, com garrafas plásticas, sacolas e papelão, e parte da vegetação morta que obstruía o fluxo d’água. Neste sábado, haverá outra ação ambiental na escola. O projeto Superação Meio Ambiente prevê a colocação de lixeiras para resíduos secos, troca no sistema hidráulico e instalação de papa-pilha.
(Correio do Povo, 29/05/2009)