No segundo dia de mobilização por medidas que amenizem perdas com a estiagem, agricultores bloquearam quatro pontes na divisa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Manifestações ainda aconteceram em rodovias e no centro de cidades do interior gaúcho.
Porto Alegre (RS) - No segundo dia de mobilização por medidas que amenizem as perdas com a estiagem, pequenos agricultores bloquearam quatro pontes na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesta quarta-feira (27), foram realizados bloqueios parciais e totais na SCT-480, ponte que liga as cidades de Nonoai (RS) e Chapecó (SC); BR-153, entre Marcelino Ramos (RS) e Concórdia (SC); BR-158, entre Iraí (RS) e Palmitos (SC) e BR-470, entre Barracão (RS) e Campos Novos (SC).
Os agricultores exigem mais verbas dos governos federal e estaduais para os municípios atingidos pela estiagem. Somente em Santa Catarina, o número já beira 120. Gilberto Selzler, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf) da cidade de Dionísio Cerqueira diz que a estiagem agravou a situação da pequena agricultura, que já vem sofrendo perdas.
"Com o governo federal, vemos a necessidade da renegociação das dívidas agrícolas. Entendemos que é preciso diferenciar a agricultura familiar do agronegócio. Trabalhar com uma política de anistia das dívidas com o Pronaf de até R$ 10 mil por família e política de garantia de renda. Pro estado de SC, queremos a anistia do programa troca-troca e também um programa de construção de cisternas subsidiado, sem juro", relata.
No Rio Grande do Sul, agricultores ainda bloquearam rodovias e realizaram manifestações de rua em Hulha Negra, Santana do Livramento e Canguçu, na região Sul, Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, Soledade, Santo Antônio das Missões e Fontoura Xavier, no Noroeste, e Palmeira das Missões no Norte. Os protestos foram organizados pela Via Campesina, Fetraf-Sul e Fetag.
Prefeituras gaúchas das regiões Norte e Noroeste, as mais afetadas pela estiagem, continuaram com as atividades paralisadas.
(Por Raquel Casiraghi, Agência Chasque, 27/05/2009)