O secretário de Energia dos Estados Unidos, Steven Chu, cientista ganhador de um prêmio Nobel, disse que cobrir telhados e calçadas com materiais brancos ou de cor clara poderia ajudar a combater o aquecimento global, pois estas cores refletiriam a luz do sol de volta para o espaço.
Chu fez uma palestra sobre o assunto na terça-feira (26/05), em Londres, durante simpósio organizado pela University of Cambridge, com a participação de vários ganhadores do Nobel e especialistas em mudanças climáticas. O cientista disse que o simples ato de pintar os telhados de branco diminuiria dramaticamente a quantidade de energia usada para manter os prédios confortáveis, assim como combateria o aquecimento do planeta ao aumentar a capacidade de reflexão da Terra.
A proposta de Chu não é nova. Há um ano, o cientista americano Hashem Akbari vem liderando uma campanha para que grandes cidades do mundo sejam "resfriadas" - ou seja, cobertas com materiais de cores claras - de forma a combater o aquecimento.. Em entrevista à BBC Brasil em fevereiro, Hashem Akbari, do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia, afirmou que, se esse recurso for utilizado por habitantes das grandes cidades do planeta, o processo de aquecimento global pode ser retardado, dando tempo à humanidade na busca de soluções para diminuir as emissões de carbono.
(Estadao.com.br / AmbienteBrasil, 28/05/2009)