Tiveram participação na limpeza 40 barcos da Colônia de Pescadores Z-5
A abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente, com atividades programadas até 5 de junho, foi marcada pela retirada de 6 toneladas de lixo das águas do Guaíba. A ação, intitulada 'Pescando Lixo, Salvando Rios', foi promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e teve a participação de cerca de 40 barcos da Colônia de Pescadores Z-5. Além de enorme quantidade de garrafas pet e muitos resíduos, foram trazidos até a prainha do Gasômetro um sofá, restos de televisores e de computadores.
A bordo da embarcação Noiva do Caí, os secretários estaduais do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e da Casa Civil, José Alberto Wenzel, além de convidados, como o presidente da Colônia Z-5, Vilmar Coelho, acompanharam a chegada dos barcos no Gasômetro carregados de sacos de lixo, que foram recolhidos por caminhão do DMLU, da prefeitura da Capital. 'Todos têm que se preocupar em não jogar lixo nos cursos de água.
Atividades como essas devem acontecer com mais frequência, num esforço conjunto do poder público com a sociedade, sensibilizada de sua parcela de responsabilidade na conservação do meio ambiente', declarou Berfran Rosado. Ele recordou o tema da Semana do Meio Ambiente, que alerta para a proteção dos recursos hídricos.
(Correio do Povo, 28/05/2009)