Protesto interrompeu o trânsito durante duas horas e provocou congestionamentos de até 10 km
Dezenas de agricultores atingidos pela seca em Júlio de Castilhos e Tupanciretã, na Região Central, protestaram na tarde desta terça-feira fazendo um bloqueio no km 275 da BR-158, em Júlio de Castilhos. O grupo reclama dos recursos escassos disponibilizados pelo governo federal.
Durante cerca de duas horas, das 14h às 16h, o trânsito ficou totalmente interrompido nos dois sentidos do trecho entre Júlio de Castilhos e Itaara, provocando congestionamentos que chegaram a 10 km para cada lado.
Participaram da manifestação integrantes de movimentos sociais e das prefeituras de Júlio de Castilhos e Tupanciretã. O prefeito de Tupanciretã Luis, Adolfo Bettencourt, acredita que o prejuízo causado pela estiagem na cidade chega a R$ 100 milhões, o que seria o equivalente ao orçamento de quatro anos da prefeitura.
Ele cobrou uma política permanente contra a estiagem:
— Nos últimos dez anos, foram sete secas no Estado. Precisamos de verbas para irrigação e construção de poços artesianos.
Durante os bloqueios, houve muita irritação por parte de quem ficou preso na rodovia, principalmente, motoristas de caminhão que estão trabalhando no transporte da safra de soja. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou a manifestação.
(Zero Hora, 26/05/2009)