A Comissão de Minas e Energia realiza na quarta-feira (27/05) audiência pública com o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes, para obter esclarecimentos sobre a construção de usinas hidrelétricas sem licitação e sobre acordos entre a Eletrobrás e suas subsidiárias com a construtora Camargo Corrêa. Ao solicitar a audiência, o deputado Marcio Junqueira (DEM-RR) lembrou que uma recente investigação da Polícia Federal sobre o grupo Camargo Corrêa não averiguou obras no setor elétrico. Esse setor, segundo o deputado, envolve as maiores encomendas para a construtora, algumas delas sem licitação.
Junqueira citou as obras da usina de Jirau, no rio Madeira, cuja sociedade de construção tem a participação da Camargo Corrêa. Ele informou que a empresa detém 9% da sociedade, contratada sem licitação para executar uma obra de R$ 9 bilhões. Também foram convidados para a audiência o presidente do Grupo Camargo Corrêa, Vitor Sarquis Hallack, e os vice-presidentes Carlos Pires Oliveira Dias e Luiz Roberto Ortiz Nascimento.
Regras do setor
A reunião também foi sugerida pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE), que pretende discutir as alterações no Sistema Eletrobrás decorrentes da Lei 11.651/08; e pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que pediu uma apresentação do Plano Decenal de Investimento do Setor Elétrico e informações sobre as perdas técnicas no setor. A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 14.
(Agência Câmara, 25/05/2009)