Materiais reciclados estão sendo transformados em sapatos. Um projeto de pesquisa desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do RS, em parceria com o Instituto by Brasil, tornou possível a confecção dos chamados ecoshoes, ou sapatos ecológicos. O resultado é mostrado até em passarelas nacionais, onde três modelos já foram apresentados em desfiles promovidos neste ano.
Os estudos com os materiais utilizados na confecção dos sapatos foram realizados pelo Laboratório de Química Industrial da Faculdade de Química da PUCRS. Segundo o coordenador da pesquisa, Marcus Seferin, foram utilizados produtos como madeira, casca de coco, chifres e ossos de animais, poliuretano, pintura com metalização a vácuo, retalhos de palmilhas e polímeros ABS. 'São matérias-primas de fontes renováveis ou com capacidade de reciclagem, sem perder as suas características originais', explicou. De acordo com ele, os primeiros resultados obtidos ficaram acima das expectativas.
A pesquisa, denominada 'Calçado verde com componentes ecológicos', foi dividida em duas fases. A primeira teve o enfoque nos materiais utilizados. A ideia dos pesquisadores foi apontar os itens mais adequados à pesquisa e ao produto final.
Para isso, foram levados em consideração o ciclo de vida dos sapatos e a energia necessária para a sua fabricação. 'Ele precisa ser ecológico em todas as suas fases de produção, não apenas nos seus componentes', disse Seferin. Na segunda fase, o trabalho teve como foco os materiais. Com esses avanços, a expectativa agora é desenvolver componentes que melhorem a composição do calçado, como a injeção de polímeros com fibras naturais no salto e a criação de uma cola mais ecológica. Seferin ressaltou que a pesquisa levou em conta a preservação do meio ambiente, antecipando o debate sobre outras formas de reciclagem.
(Correio do Povo, 26/05/2009)