Pavan reuniu-se com ministro Guilherme Cassel e bancada federal nesta segunda-feira. Agricultores e prefeitos fazem novas mobilizações para ampliar medidas
A ampliação de medidas para amenizar os efeitos da seca que atingiu boa parte do Rio Grande do Sul mobilizou o parlamento gaúcho nesta segunda-feira (25). O presidente da Assembleia, deputado Ivar Pavan (PT) reuniu-se com deputados da bancada federal no Plenarinho e com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, na sede do ministério, em Porto Alegre. Segundo Pavan, as medidas anunciadas até o momento são insuficientes. "Os governos podem ter feito a leitura correta sobre os efeitos da seca, mas a resposta está aquém da necessidade dos agricultores e dos municípios", avalia o parlamentar.
No encontro com parlamentares da bancada federal, prefeitos e entidades representantes de agricultores ficou decidida a retomada de negociações com os governos estadual e federal. O grupo deliberou por novas audiências com a governadora do Estado, Yeda Crusius, e a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para solicitar medidas mais amplas de apoio à agricultores e municípios. Presente, o Secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, reconheceu a timidez das medidas anunciadas pelo Governo do Estado.
Pavan lembra que dois cenários contribuíram para a situação: a crise financeira internacional, que derrubou os preço dos produtos, e a seca prolongada que reduziu a safra, as pastagens e as reservas de água. A situação atingiu tamanha gravidade que conseguiu unificar a pauta de reivindicações dos movimentos dos agricultores e dos municípios, lembrou o deputado, que também é agricultor familiar.
Após os debates na Assembleia, agricultores, sindicalistas e prefeitos se dirigiram à sede do MDA, na capital, onde reiteraram ao ministro Guilherme Cassel a necessidade de o socorro por parte do Governo Federal ser ampliado. Participaram do encontro os deputados estaduais Dionilso Marcon e Elvino Bonh Gass (PT), representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), Via Campesina, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento das Mulheres Campesinas, prefeitos de vários municípios gaúcho
Da reunião da bancada federal participaram os deputados federais Maria do Rosário (PT), Ruy Pauletti (PSDB), Vieira da Cunha (PDT) e Luciana Genro (PSOL).
(AL-RS, 25/05/2009)