Na 13ª edição, evento pretende mobilizar cerca de 5 milhões de gaúchosAlém de estimular a população a sair da rotina e praticar 15 minutos de atividade física ou social, o Dia do Desafio 2009 promoverá o plantio de 230 mil mudas de árvores no Rio Grande do Sul.
A13ª edição do evento pretende mobilizar cerca de 5 milhões de gaúchos em 405 cidades, conforme expectativa do organizador, o Serviço Social do Comércio (Sesc). O Dia do Desafio ocorrerá na quarta-feira.
– Não é simplesmente plantar, vamos acompanhar o desenvolvimento – afirma o diretor regional do Sesc no Estado, Everton Dalla Vecchia.
A participação recorde das prefeituras garante ao Estado o segundo lugar no Brasil em mobilização de municípios, atrás apenas de São Paulo. No ano passado, foram 357 cidades gaúchas e mais de 4 milhões de pessoas.
A ideia é promover uma competição saudável entre cidades do mesmo porte. Cada cidade participante é enquadrada em uma das sete categorias, de acordo com sua população. Após a divisão por grupos, é realizado um sorteio para definir os confrontos. Os municípios brasileiros competem entre si e com outros de países sul-americanos. Quem mobilizar mais gente vence a disputa. Porto Alegre enfrentará a cidade mexicana de Tijuana.
O evento integra o calendário oficial de eventos do Estado. As atividades ocorrem em parceria com prefeituras, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e governo do Estado.
(Zero Hora, 25/05/2009)